sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Concerto de Mariem Hassan em Madrid



Mariem Hassan, a mais famosa cantora saharaui, inaugurou um novo website (http://www.mariemhassan.com/)  e prepara mais um concerto em Madrid, que se realizará no próximo dia 5 de outubro.

Mariem Hassan interpreta e dá expressão às raízes musicais do seu povo — o haul,  uma música que foi sendo criada com influências muito diversas: bereber, árabe, sudanesa, trazida pelas caravanas que cruzavam o deserto de uma ponta a outra, mas também com muita influência negra, procedente do sul.


Nascida em 1958 nas imediações de Smara no nordeste do Sahara Ocidental, Mariem é a terceira de uma família de dez irmãos.
En 1975, tinha 17 anos quando Marrocos iniciou a Marcha Verde para ocupar o então Sahara Espanhol. A sua família fugiu para o enclave de Mjeriz, próximo a Tifariti, acampamento controlado pela Frente Polisario. Daí tiveram que partir para um lugar mais seguro, na Hamada argelina, instalando-se num acampamento de refugiados no sudoeste de Argélia, perto da cidade de Tindouf.
Participou em diferentes grupos de música saharaui. Primeiro no El Hafed, que logo mudou o seu nome para “Mártir Luali”, em memória do primeiro secretário-geral da Frente Polisario caído em combate às portas da capital da Mauritânia. Com o grupo viajou por muitos países participando em sessões culturais que serviam para divulgar a luta do seu povo pela independência.

“Deseos” (Desejos) é o seu primeiro álbum a solo, gravado em 2005, a que se seguiram “Shouka”, em 2010 e “El Aaiun egdat” (El Aaiún arde”), em 2012. 

Sem comentários:

Publicar um comentário