domingo, 18 de agosto de 2013

"Marrocos nega o acesso de estudantes saharauis a carreiras cientifico-técnicas em universidades marroquinas”, afirma ministra da Educação da RASD

Mariam Salek Ahmada

A ministra do Ensino e da Educação do governo da RASD, Mariam Salek Ahmada, afirmou que Marrocos nega "o acesso de estudantes saharauis à maioria das carreiras cientifico-técnicas nas suas universidades”.

“Matérias científicas como a biologia, a química e a física estão proibidas a estudantes saharauis", disse a ministra saharaui no âmbito dos trabalhos da universidade de verão dos quadros da RASD, que se realiza desde a passada quarta-feira.

A ministra saharaui lamentou tal atitude por parte da ocupação marroquina e referiu que ante semelhante negativa, os estudantes saharauis se vêm obrigados a inscrever-se nas faculdades de ciências sociais e humanidades.

Mariam Salek Ahmada também denunciou a "pressão" exercida pelas autoridades marroquinas sobre "os estudantes saharauis quando têm acesso à educação primária, procurando evitar que cheguem a educação superior." "Marrocos considera que um saharaui instruído é um perigo para a existência do colonizador", afirmou.

A ministra saharaui disse ainda que as universidades argelinas acolhem a inscrição "de 85 a 90% dos estudantes do Sahara Ocidental", e acrescentou que outros jovens saharauis continuam a sua formação em Espanha e Cuba através de bolsas concedidas por esses países.

SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário