sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Espanha: deputados e senadores preparam relatório sobre a “asfixia” de El Aaiún

No aeroporto de El Aiún com a ativista dos DDH Aminetou Haidar

Os deputados e senadores do PSOE,  Izquierda Plural, UPyD, PNV, Amaiur y Compromis, integrantes do intergrupo parlamentar de amizade com o Sahara Ocidental, preparam um relatório sobre a “asfixia” policial que vive a população de El Aaiún.(1)

Após visitarem durante três dias o Sahara Ocidental com o objetivo de obter informação em primeira mão sobre a situação que se vive no território, os deputados e senadores vão agora elaborar um documento que apresentarão dentre de semanas ao Congresso e Senado.

O deputado da IU,ICV-EUiA, Joan Josep Nuet, afirmou à EFE, após aterrar na Grã Canária em voo procedente de El Aaiún, que viram uma cidade com um “elevado” nível de militarização e com um controlo policial “asfixiante” em todos os bairros onde há maioria saharaui.

Joan Josep Nuet, recentemente eleito coordenador do intergrupo de amizade com o Sahara Ocidental, relatou que o grupo se entrevistou com porta-vozes de coletivos saharauis, com a sociedade civil e com representantes do Governo de Marrocos, entre outros, a fim de compreender em toda a sua extensão o que se passa no território.

Segundo contou, durante a visita foram permanentemente acompanhados pela polícia marroquina, que lhes tiraram fotografias em todo o percurso que fizeram pelas ruas de de El Aaiún.


Apesar de não terem participado numa manifestação pacífica pela liberdade do povo saharaui que teve lugar na segunda-feira, os deputados e senadores puderem ter conhecimento que a polícia reprimiu severamente os manifestantes saharauis.

É a primeira vez que uma delegação parlamentar espanhola entra em El Aaiún, afirmou o deputado da IU, que informou terem já pedido nova autorização para que outro grupo de deputados e senadores visite a capital do Sahara Ocidental.

(1) Os deputados do UPyD e PSOE acabaram por não fazer parte desta delegação, alegando à última hora “motivos pessoais” para não viajar aos Territórios Ocupados do Sahara Ocidental.


Fonte: porunsaharalibre.org / abc.es / EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário