sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Governo da Suécia retira fundos de investimento de duas empresas que importam ilegalmente fosfatos do Sahara Ocidental


Os fundos de investimento do governo sueco publicaram esta semana um comunicado onde informam ter excluído duas empresas importadoras de fosfatos, a Potash Corp e a Incitec Pivot.

A declaração refere que o compromisso com as duas empresas que deveria ser implementado mudou, apesar de vários anos de esforço, e que o conselho ético do fundo decidiu encerrar o diálogo, emitindo uma recomendação para cada fundo se desfaça das ações em carteira das referidas empresas. Os quatro fundos optaram por seguir a recomendação.

Fredrik Reinfeldt, 
primeiro-ministo sueco


O fundo de investimento refere explicitamente:

As recomendações sobre a exclusão da Incitec Pivot  e da Potash Corp Ltd baseiam-se no facto das duas empresas serem compradoras de fosfato de um fornecedor marroquino que explora o produto no Sahara Ocidental.

O Sahara Ocidental está sob ocupação marroquina desde 1975 e encontra-se na lista de territórios não autónomos das Nações Unidas que devem ser descolonizados. O assessor jurídico da ONU (The UN’s legal counsel stated) afirmou em janeiro de 2002 que a exploração de recursos minerais no Sahara Ocidental sem o consentimento local seria uma violação do Tratado Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos e o Tratado Internacional de Direitos Económicos, Sociais e Culturais.


Fonte: Poemario por un Sahara Libre

Sem comentários:

Enviar um comentário