terça-feira, 15 de abril de 2014

A vida sob ocupação: Relatório de uma delegação do Grupo Parlamentar Britânico sobre o Sahara Ocidental ao território ocupado




O Sahara Ocidental é a última colónia de África. O povo saharaui indígena vive sob ocupação marroquina desde 1975, numa negação ao seu direito à autodeterminação e exposto a regulares violações de direitos humanos às mãos das forças de ocupação marroquinas.

Este é o relatório da primeira delegação parlamentarbritânica ao território ocupado do Sahara Ocidental, que teve lugar em fevereiro de 2014. A delegação foi composta pelos deputados Jeremy Corbyn e Mark Williams, juntamente com John Gurr, coordenador da Campanha Sahara Ocidental, e John Hilary, diretor executivo da ONG War on Want .


A delegação reuniu-se com organizações de direitos humanos saharauis, funcionários do governo local e com o chefe da missão de paz da ONU no Sahara Ocidental, MINURSO. No seu relatório, a delegação apela ao Conselho de Segurança da ONU para alargar o mandato da MINURSO ao monitoramento e proteção dos direitos humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário