segunda-feira, 14 de abril de 2014

Forças militares e policiais marroquinas desmantelam reedição de acampamento de protesto de Gdeim Izik




Em Guergarate, a mais de 900 km de El Aaiún. As autoridades de ocupação desmantelaram uma reedição do acampamento de protesto de Gdeim Izik.

Segundo a imprensa marroquina, na véspera da publicação do relatório do SG da ONU, Ban Ki-moon, sobre o Sahara Ocidental, “dez jovens saharauis originários de El Aaiún decidiram percorrer 900 km para organizar um acampamento de protesto em Guergarate, próximo da fronteira com a Mauritânia”. Iniciativa que relembra a massiva ação de protesto de Gdim Izik em outubro/novembro de 2010.

Segundo os media marroquinos, « os organizadores deste acampamento avançaram com palavras-de-ordem «fundamentalmente sociais». Reclamando emprego, alojamento e acesso às riquezas naturais exploradas ilegalmente do Sahara Ocidental.


Receando que o protesto viesse a assumir a dimensão de Gdeim Izik, e ainda segundo os media marroquinos, «na tarde de domingo, 13 de abril , mais de uma centena de soldados transportados em veículos todo-o-terreno investiram contra o acampamento, procedendo ao desmantelamento das “jaimas”, e apreenderam bens que estavam na posse dos jovens e detiveram dez Saharauis”.

Sem comentários:

Enviar um comentário