sexta-feira, 4 de abril de 2014

Governo saharaui pede à França que não impeça a ONU de proteger os Direitos Humanos dos saharauis



O primeiro-ministro da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), Abdelkader Tale Omar, pediu esta sexta-feira a França que não utilize o seu "direito de veto" quando o Conselho de Segurança das Nações Unidas analisar se capacita a Missão das Nações Unidas no Sahara Ocidental (MINURSO) para que vigie e proteja os Direitos Humanos no território.

Abdelkader Tale Omar reconheceu que, na RASD, "há uma certa deceção pelo "adiamento" e "falta de pressão" que tiveram as negociações prévias à reunião do Conselho de Segurança e que "sempre" foram causadas pela "posição francesa".

Sobre a posição dos EUA, afirmou que, com o presidente Barack Obama, percebe-se "uma maior sensibilização" face ao tema do Sahara Ocidental e, especialmente, para a necessidade de proteger os Direitos Humanos contra os "abusos" cometidos por Marrocos.

No discurso que proferiu na inauguração das VIII Jornadas das universidades públicas madrilenas sobre o Sahara Ocidental — que decorrem na capital espanhola — , Abdelkader Tale Omar também assegurou que percebe "uma pequena melhoria" na postura de França em relação ao Sahara sob a presidência do socialista François Hollande, mas recordou que este país sempre exerceu o papel de "principal protetor" de Marrocos.

Omar destacou o papel que está tendo Christopher Ross, o enviado Pessoal do SG da ONU para o Sahara, por situar-se numa posição francamente mais neutral que o seu antecessor [Peter van Walsum ] no cargo, a quem acusou de se ter sujeitado a favor das autoridades marroquinas.


Fonte: Europa Press

Sem comentários:

Enviar um comentário