segunda-feira, 6 de abril de 2015

Frente POLISARIO destrói arsenal de minas antipessoal em Tifariti




No dia 30 de março, a Frente Polisario destruiu um arsenal de minas antipessoal em Tifariti, territórios libertados do Sahara Ocidental, embora não seja conhecido ao certo o número total de minas destruídas. Esta é a quinta destruição de minas desde que a Frente Polisario aderiu ao apelo de Genebra em 2005, através da assinatura do Tratado de Compromisso para a Proibição de Minas Terrestres. Desde 2005, a Frente Polisario destruiu mais de 10.000 minas que detinha em seu poder.

De acordo com o relatório Monitor de Minas Terrestres, a Frente Polisario informou que, desde 1975, se registaram 2.500 vítimas de minas e de restos de explosivos de guerra. Em 2013 foram inventariadas 23 novas vítimas.

A Frente Polisario lidera a luta pela independência do Sahara Ocidental desde 1973. Depois de anos de 16 anos de guerra e luta armada, as Nações Unidas negociaram um cessar-of1991. No entanto, a situação do território continua a ser um tema de disputa frontal entre Marrocos e a Frente Polisario.

Em resultado do conflito, o Sahara Ocidental está povoado de por minas terrestres, bombas de fragmentação e outros restos explosivos de guerra (REG). Está dividido por um muro de terra de 2.700 quilómetros de extensão, que foi construído pelo exército marroquino durante os anos 80 e fortificado com milhões de minas terrestres.

Fonte: Geneva Call


http://www.genevacall.org/polisario-front-destroys-stockpiles-anti-personnel-mines/

Sem comentários:

Enviar um comentário