quinta-feira, 9 de maio de 2019

O representante da Frente POLISARIO junto da ONU reuniu-se com o secretário-geral adjunto de Operações de Paz



Nova Iorque, 7 de maio de 2019 (SPS) - O representante da Frente POLISARIO junto das Nações Unidas, Sidi Mohamed Omar, reuniu-se esta terça-feira com o secretário-geral adjunto de Operações de Paz, Jean-Pierre Lacroix.

Durante a reunião, o diplomata saharaui transmitiu ao responsável da ONU a posição da Frente Polisario sobre vários temas relacionados com a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) e o processo de paz da ONU no Sahara Ocidental.
No passado dia 30 de abril , o Conselho de Segurança da ONU adoptou a resolução 2468 (2019), mediante a cual decidiu prorrogar o mandato da MINURSO por seis meses, convidando as partes no conflito, Frente POLISARIO e Marrocos, a reatar as negociações sob os auspicios da ONU com vista a que seja alcançada uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável que garanta a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental.
Após a aprovação da resolução, a Frente POLISARIO emitiu um comunicado em que afirma que tomou nota da afirmação por parte do Conselho de Segurança e reafirma o seu compromisso de prosseguir com o o processo de paz das Nações Unidas no Sahara Ocidental apesar de uma forrte oposição xde quem procura manter o statu quo.
A Frente POLISARIO reafirmou no entanto a sua sincera e construtiva cooperação com os esforços do secretário-geral das Nações Unidas e do seu enviado pessoal, Horst Köhler, assim como a sua vontade de participar contrutivamente nas negociações diretas entre as partes.

Sem comentários:

Enviar um comentário