domingo, 7 de fevereiro de 2021

ONG presidida por Aminatu Haidar pede uma investigação internacional sobre o misterioso e cruel assassinato do jovem saharaui Mohamed Salem Fahim

 

O jovem saharaui Mohamed Salem Fahim desaparecido há duas semanas e assassinado em condições misteriosas. O seu corpo foi encontrado pela família na morgue do hospital em estado de decomposição.
O corpo estava identificado pelas autoridades de ocupação.


El Aiún, capital ocupada do SO — 07-02-2021 - A Instância Saharaui Contra a Ocupação Marroquina (ISACOM), exigiu uma investigação internacional sobre as circunstâncias do desaparecimento e posterior morte do jovem saharaui Mohamed Salem Fahim, cuja morte foi encoberta pelas autoridades de ocupação marroquinas que não informou a sua família das suas circunstâncias e paradeiro durante mais de duas semanas, antes que a família encontrasse o corpo do jovem no necrotério do Hospital da cidade ocupada de El-Aiún.

Em comunicado divulgado este sábado, a ISACOM “tem dúvidas sobre o assassinato do jovem saharaui pelo estranho ambiente de secretismo que rodeou o ocorrido, e pela ocultação do corpo durante mais de duas semanas apesar da sua presença na morgue e apesar das autoridades de ocupação terem identificado a sua identidade de acordo com o arquivo. ''

Neste contexto, a organização pede ao "Comité Internacional da Cruz Vermelha que intervenha para proteger os civis saharauis sob ocupação, conforme estipulado nas Convenções de Genebra, especialmente a Quarta Convenção."

Exorta o Conselho de Segurança da ONU a assumir as suas responsabilidades, pondo fim à ocupação marroquina do Sahara Ocidental e exigindo que respeite as suas fronteiras.

Esta sexta-feira de manhã, o corpo do jovem saharaui Mohamed Salem Fahim, um jovem desaparecido há mais de 20 dias em circunstâncias misteriosas, foi encontrado no hospital da cidade ocupada de El-Aaiún, segundo fontes dos direitos humanos .(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário