domingo, 17 de abril de 2011

6.º Congresso da União Nacional de Mulheres Saharauis


A União Nacional de Mulheres Saharauis (UNMS) realiza, de 20 a 24 deste mês de Abril, o seu 6.º congresso sob o lema, "Mulheres saharauis perpetuando o espírito de Gdeim Izik".

A UNMS, que em 2011 comemora 38 anos de existência, celebra cada quatro anos este encontro de carácter internacional com o objectivo de analisar o contexto actual da mulher saharaui na sua realidade quotidiana e no mundo, assim como discutir e definir as políticas e estratégias da organização para o quadriénio seguinte.

Fatma Medhi, Secretária-Geral da UNMS, acha que este congresso “será importante para reflectirmos sobre a nossa realidade, como mulheres de um povo que vive num contexto permanente de conflito, entre a ocupação e o exílio. Queremos definir iniciativas que promovam os nossos direitos políticos e sociais e favoreçam a nossa soberania como povo, que estimulem a nossa emancipação como mulheres intervenientes a nível político, cultural e produtiva da nossa sociedade, e afirmam a nossa presença na nossa luta".

O congresso da UNMS contará com a presença de muitas convidadas estrangeiras em representação de partidos e organizações de todo o mundo.

À margem do programa oficial do Congresso, a UNMS organiza, em colaboração com a “Columna de los Mil”, uma marcha de mulheres contra o chamado “Muro da Vergonha”, o maior campo de minas continuo do mundo, construído pelas forças marroquinas de ocupação para dividir o Sahara Ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário