quarta-feira, 10 de novembro de 2021

O bombardeamento marroquino contra 3 camionistas argelinos não teve lugar na zona tampão mas a mais de 70 km do muro de defesa das forças ocupantes


Abdelkader Taleb Omar

Argel, 10-11-2021 (APS) - O embaixador da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) na Argélia, Abdelkader Taleb Omar disse esta terça-feira que a zona onde o regime marroquino visou e atingiu dois camiões argelinos no eixo que liga a Argélia à Mauritânia, causando a morte de três argelinos, é uma passagem para camiões comerciais não localizados na zona tampão, estando a mais de 70 km da faixa de defesa, ao contrário do que é propalado pelo regime marroquino.

Taleb Omar, que recebeu terça-feira na embaixada uma delegação da Organização de Reformados do Exército Nacional Popular (ANP) da Argélia, disse que esta zona é uma passagem para camiões comerciais, explicando que a estrada é "arenosa e difícil de conduzir", pelo que os camionistas são obrigados, à chegada da fronteira nordestina do Sahara, a desviar-se para perto dos territórios saharauis na região de Bir Lahlou.

A área onde ocorreu o ataque situa-se a mais de 70 km do muro de defesa e não está localizada na zona tampão, que se estende por uma faixa de 30 km de largura, disse ele.



O bombardeamento não foi causado pela explosão de minas anti-pessoal, que estão localizadas perto da cintura de defesa, garantiu o embaixador.

O diplomata saharaui aproveitou a oportunidade para expressar as suas condolências ao povo argelino, na sequência do assassinato dos três cidadãos argelinos, sublinhando que esta agressão do regime marroquino contra inocentes indefesos mostra a natureza deste regime que vai contra as regras da boa vizinhança.

A Organização Nacional do Exército Popular Reformado (ANP), afirmou na terça-feira o seu apoio inabalável ao direito do povo saharaui à autodeterminação, denunciando as violações e abusos dos direitos humanos do regime marroquino que ameaçam a segurança e a estabilidade dos povos da região.





A delegação da Organização dos Reformados do Exército Nacional Popular (ANP) deslocou-se à sede da embaixada da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) para expressar a solidariedade da organização e o apoio do povo argelino ao povo saharaui na sua luta legítima contra o ocupante marroquino e pela recuperação da sua soberania sobre todos os territórios ocupados.

Sem comentários:

Enviar um comentário