quarta-feira, 10 de novembro de 2021

ONU: 4.ª Comissão adota projeto de resolução para a autodeterminação do povo saharaui




Nova Iorque (Nações Unidas) (APS) - A Quarta Comissão da ONU, encarregada das questões políticas especiais e da descolonização, adotou um projeto de resolução sobre o Sahara Ocidental com vista a alcançar uma solução que permita a autodeterminação do povo saharaui.

Reunida esta terça-feira, a Quarta Comissão adotou sem votação o documento através do qual a Assembleia Geral da ONU apoiaria o processo de negociação lançado com vista a alcançar uma solução política justa, duradoura e mutuamente aceitável que permita a autodeterminação do povo do Sahara Ocidental.

O projeto de resolução será submetido à Assembleia Geral da ONU "numa fase posterior".

A Eslovénia, falando em nome da União Europeia (UE), disse esperar que o texto fosse adotado por consenso, com o objetivo de um processo político que permita a autodeterminação do povo saharaui no quadro de acordos em conformidade com os objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas.

Congratulou-se com a nomeação de Staffan de Mistura, o novo Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para o Sahara Ocidental, e disse querer trabalhar com ele para reavivar as negociações e o processo político.

Leia AQUI: https://undocs.org/en/A/C.4/76/L.6



 

Sem comentários:

Enviar um comentário