Sáb 08/03/2025 - Laayoune ocupada, 08 de março de 2025 (sps) - O Observatório Saharaui da Criança e da Mulher de Laayoune ocupada apelou à comunidade internacional para que envie uma missão internacional para proteger os saharauis indefesos nas cidades ocupadas, face à política de repressão e intimidação levada a cabo pelas autoridades de ocupação marroquinas.
O Observatório Saharaui, em comunicado por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a 08 de março, renovou o seu apelo ao Comité Internacional da Cruz Vermelha para que envie uma missão internacional para intervir e proteger os saharauis da brutalidade das forças de ocupação marroquinas.
O comunicado exprime a sua solidariedade com todas as mulheres saharauis vítimas das violências cometidas pelas forças repressivas marroquinas nas zonas ocupadas, em particular com as mulheres ativistas que foram submetidas a torturas, flagelações e todos os métodos de degradação da dignidade humana diante dos olhos e dos ouvidos da missão da MINURSO, que nada faz sob um bloqueio militar e policial e que impede a entrada de observadores e da imprensa internacional nas zonas ocupadas.
O Observatório agradeceu às organizações e associações de defesa dos direitos humanos de todo o mundo que apoiam e solidarizam-se com a luta das mulheres saharauis e divulgam o seu sofrimento.
O Observatório reiterou o seu apelo à comunidade internacional e a todas as organizações internacionais que trabalham no domínio dos direitos humanos e a todas as consciências vivas do mundo para que visitem a região e rompam o cerco mediático e policial imposto à parte ocupada do Sahara Ocidental, a fim de pôr termo ao sofrimento do povo saharaui e permitir-lhe exercer o seu direito à autodeterminação através da organização de um referendo livre, justo e imparcial.
O Observatório apela à libertação imediata e urgente de todos os presos políticos saharauis nas prisões marroquinas, em particular os heróis da epopeia Agdim Izik e a classe estudantil. (sps)

Sem comentários:
Enviar um comentário