
Sidi Mohamed Omar, representante
da Frente POLISARIO nas Nações Unidas
Nova Iorque, 18 de outubro de 2025 (SPS) — O representante da Frente Polisario nas Nações Unidas, Sidi Mohamed Omar, afirmou que o povo saharaui permanece “determinado e firme” na defesa dos seus direitos legítimos à autodeterminação e independência, considerando-os “inegociáveis”.
Em declarações à Televisão Nacional Saharaui, o diplomata destacou que a recente resolução aprovada pela Quarta Comissão da Assembleia Geral da ONU reafirma o caráter de descolonização do Sahara Ocidental e o direito inalienável do seu povo à independência, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e a Resolução 1514.
Sidi Omar classificou a decisão como uma “resposta clara” às tentativas de Marrocos de “distorcer a natureza jurídica da questão saharaui”, e saudou o apoio do Movimento dos Países Não Alinhados a uma solução pacífica que garanta o direito do povo saharaui à autodeterminação.
Questionado sobre alegados projetos de resolução do Conselho de Segurança, o diplomata esclareceu que não existe ainda nenhum texto formal e acusou os Estados Unidos de manterem, desde a década de 1970, uma posição favorável à ocupação marroquina.
Neste contexto, afirmou que «a posição dos Estados Unidos da América sobre a questão do Sahara Ocidental, desde a era do presidente Gerald Ford e do seu secretário de Estado Henry Kissinger, é bem conhecida por todos. Os Estados Unidos apoiaram a ocupação do Sahara Ocidental por Marrocos desde o início, apoiaram a «Marcha Negra» e continuaram a apoiar diplomaticamente e militarmente o Estado ocupante. Esta posição foi avançada em 2020 e reafirmada em abril deste ano.»
Concluiu sublinhando que o destino do povo saharaui “não está nas mãos de potências estrangeiras, mas nas do próprio povo, que continuará a lutar pela independência e soberania da República Árabe Sarauí Democrática”.
Sem comentários:
Enviar um comentário