O Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) prosseguiu a guerra de desgaste e usura (humano e material) contra o dispositivo militar marroquino de ocupação no Sahara Ocidental. As operações militares no último mês intensificaram-se, particularmente na região central do Sahara Ocidental, o Saguia El Hamra, na zona de Guelta e na região sul de Rio de Ouro.
Desde a ruptura do cessar-fogo e o reinício da guerra em 13 de novembro de 2020, as unidades do SPLA têm assediado as forças de ocupação ao longo do muro militar marroquino.
O muro militar marroquino, conhecido como o "muro de areia" ou "berma", para os saharauis «da vergonha», tem aproximadamente 2.720 km de extensão. Foi construído entre os anos 1980 e 1987 pelas Forças Armadas Reais (FAR) de Marrocos e divide o território do Sahara Ocidental entre a zona controlada por Marrocos (a oeste do muro), onde se encontram as principais cidades como El Aaiún e Dakhla; e a zona controlada pela Frente Polisario, conhecida como "zona libertada" ou "territórios libertados", a leste do muro.
O muro é composto por:
- Valas, campos de minas antipessoais e antitanque
- Postos de vigilância fortificados
- Radar e sensores eletrónicos
- Bases militares a intervalos regulares (cerca de 200 ao longo do muro)
Este muro é considerado uma das estruturas militares mais longas do mundo, e um dos exemplos mais extensos de conflito congelado, com patrulhamento constante de ambos os lados, especialmente após o colapso do cessar-fogo em 2020.
Operações militares em maio
01 de maio - Unidades ddo Exército de Libertação Popular Saharaui (ELPS) levam a cabo uma série de ataques contra posições das forças de ocupação marroquinas no setor de Bagari, na região de Rio de Ouro, no sul do Sahara Ocidental, causando perdas humanas e materiais ao ocupante.
03 de maio - A artilharia saharaui flagelou nesta manhã de sábado bases e trincheiras das forças marroquinas de ocupação nas zonas de Wad WenTargat, Kseiksu Gour WenTargat e Amigli Ghalia, todas n sector de Smara, na zona de Saguia El Hamra, centro do SO.
Enqunto isso, outras unidades do ELPS atacaram bases inimigas nas zonas de Amelgi Lagnam y Russ Udeiyat Amarkba, no sector de Amgala, também na região de Saguia El Hamra.
05 de maio - Unidades ELPS efetuam, domingo, 4 de maio de 2025, uma série de bombardeamentos concentrados contra cinco posições do exército de ocupação marroquino situadas no sector de Amgala, na região central de Saguia El Hamra. Os alvos inimigos atacados foram: o posto de comando de um batalhão inimigo na região de Agleib Alaich; a base do exército de ocupação marroquino situada a sul da região de Amagli Azaglim; a base do exército das FAR marroquinas situada na região de Amagli Laguera, em duas ocasiões consecutivas; a base do exército de ocupação marroquino situada na região de Amagli Lafteig, assim como soldados inimigos entrincheirados na região de Udei Warak.
10 de maio - Na manhã deste sábado, unidades del Exército Popular de Liberatação Saharaui (ELPS) atacaram uma base do ocupante na zona de Achrak Laghrab, nol sector de Guelta.
Outras unidades do ELPS atacaram pela tarde bases inimigas na zona de Achrak Taurta, também no sector de Guelta, região de Saguia El Hamra.
A artilharia saharaui efetuou igualmente um ataque a posições de tropas marroquinas na zona de Um Lagta, no sector de Mahbes, no extremo nordeste do Sahara Ocidental.
11 de maio - A Direção Central do Comissariado Político do ELPS, informou que este domingo que unidades do Exército Popular de Libertação Saharaui levaram a cabo um ataque contra o quartel-general de uma brigada do exército marroquino no sector de Mhabes, causando baixas mortais nas fileiras do exército invasor marroquino.
12 de maio - Forças do Exército Popular de Libertação Saharaui (ELPS) atacaram pelo segundo dia consecutivo o quartel-general de uma brigada do exército marroquino no sector de Mahbes, causando baixas mortais nas fileiras do exército invasor marroquino.
16 de maio - unidades do Exército de Libertação do Povo Saharaui (ELPS) levaram a cabo um ataque a bases inimigas na zona de Guerat Uld Blal, no sector de Mhabes.
17 de maio - Na madrugada deste sábado, unidades do ELPS realizaram um ataque ao centro de comando de uma brigada de retaguarda das FAR marroquinas, no sector de Um Dreiga, na região de Rio de Ouro, sul do território do SO.
20 de Maio - No “Dia Nacional do Exército” em que se celebra o 52° Aniversário do Início da Luta Armada contra o colonialismo no SO, unidades do Exército Popular de Libertação Saharaui atacaram uma base de um batalhão das forças de ocupação marroquinas instalada no sector de Um Dreiga, no sul do SO, causando perdas humanas e materiais nas suas fileiras.
21 de maio - Forças do ELPS efetuaram um bombardeamento concentrado contra uma base inimiga das forças de ocupação marroquinas situada no sector de Um Dreiga, causando perdas humanas e materiais nas suas fileiras.
Também na manhã desta quarta-feira a artilharia saharaui alvejou uma base inimiga na região de Arkeiyza, no sector de Guelta, na região sul de Rio de Ouro.
28 de maio - Segundo o Comunicado de Guerra emitido pelo Departamento de Organização Política do ELPS, "unidades avançadas do nosso heróico exército levaram a cabo na manhã desta quarta-feira, 28 de maio de 2025, um bombardeamento concentrado contra uma base inimiga instalada na região de Lazraziyat, no sector de Guelta, assim como um outro bombardeamento contra os entrincheiramentos do inimigo na região de Acharik Assidir, no mesmo sector, causando baixas e perdas materiais nas fileiras do inimigo.
29 de maio - A zona de Guelta na região central de Saguia El Hamra contnua a ser palco de combates levados a cabo por forças do ELPS. Segundo o Comunicado de Guerra do Departamento de Organização Política do ELPS, "unidades avançadas do nosso heróico exército levaram a cabo na manhã desta quinta-feira, 29 de maio de 2025, um bombardeamento concentrado contra uma base inimiga do exército de ocupação marroquino instalada na região de Ajbeilat Albid, no sector de Guelta”.
30 de maio - Os combatentes saharauis efetuaram um ataque a locais e bases inimigas na zona de Jbeilat Aljdhar, no sector de Guelta.
O comunicado da Direção Central do Comissariado Político do ELPS, reitera que as forças saharauis aumentaram a sua presença militar ao longo do muro militar marroquino e continuam a assediar o inimigo, causando e infligindo perdas e baixas e destruindo material de guerra ao exército ocupante.

.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário