domingo, 6 de maio de 2012

AI pede a França que não bloqueie a supervisão dos direitos humanos no Sahara Ocidental


O actual Presidente da França, Nicolas Sarkozy
  
Desde el 17 de abril até 24 de Maio ir-se-á discutir no Conselho de Segurança a renovação do mandato da Missão das Nações Unidas para o Referendo do Sahara Ocidental (MINURSO). Queremos que este ano a missão inclua um mecanismo de supervisão dos direitos humanos – refere a AI.
A Missão das Nações Unidas para o Referendo do Sahara Ocidental (MINURSO) foi constituída em 1991 para organizar um referendo para a livre determinação do povo do Sahara Ocidental, na sequência do acordo entre a Frente Polisario e o Governo de Marrocos.
No mandato da MINURSO está a supervisão do cessar-fogo e a organização de um referendo. No entanto, e ao contrario de quase todas as missões da ONU deslocadas pelo mundo, o seu mandato não contempla um mecanismo de observação dos direitos humanos.
A Amnistia Internacional considera que este mecanismo de observação é essencial por três razões:

  • serviria para documentar as violações dos direitos humanos que estão a ocorrer tanto no Sahara Ocidental como nos campos de Tindouf ;
  • preveniria acusações infundadas;
  • poderia ajudar as partes a superar a desconfiança mútua e a construir um clima que conduza à negociação política.


A França , como país chave no Conselho de Segurança na hora de tomar esta decisão , deve convencer-se de que a melhor política para Marrocos é apoiar a incluso de um mecanismo de direitos humanos na MINURSO durante a renovação do seu mandato.

AI – 24-04-2012

1 comentário:

  1. A idéia e que nem árbes nem ocidentais podem acabar com um conflito artificial entre um mesmo povo com os mesmos principios apesar da interferência aléia, existe um só meio para acabar com este diferendo é apoiar a união do movemento unista sarauí que ninguém fala .... não há paz sem negociação com confiança mutua e pensar pela amanhã dos filhos que nascem sem pátria manipulados pelos ditos apoiam uma causa justa, acordam e pensam nos filhos que se tornam violentos e terroristas porque a cultura da raiva e odio que reina num mundo sem consciência da verdadeira questão da união do magrebe do norte ao sul;;;;
    Lahcen

    ResponderEliminar