sábado, 19 de maio de 2012

projeto do TGV em Marrocos faz polémica



Primeiro no mundo árabe, o futuro TGV marroquino apontado a favorecer o crescimento do reino não faz a unanimidade. Os membros do coletivo "Stop TGV" pedem a paragem imediata do de um projeto que consideram como deslocado para um país pobre como é o Marrocos.

Omar Balafrej, membro do coletivo "Stop TGV" : "Trata-se de um projeto que não é prioritário para Marrocos. 25 mil milhões de dirhams (mais de 2,250 mil milhões de euros) , é o equivalente a 25 000 escolas nos meios rurais, 16 000 bibliotecas, 10 000 mediatecas, 25 centros universitário hospitalares, quando se sabe que uma grande cidade como é Agadir não tem qualquer centro universitário hospitalar."

Os detratores do projeto lembram que Marrocos ocupam o 130º lugar do ranking mundial de desenvolvimento humano e que imensas regiões do país não são servidas sequer pelo caminho de ferro clássico. Os caminhos de ferro marroquinos, sublinham que a linha existente entre as duas cidades (Tanger e Casablanca) está a chegar á saturação, e falam de uma clientela de 6 milhões de pessoas a partir de 2016.
Le Monde.fr

Nota :
A sociedade ganhadora do projeto é a francesa Alstom. O mega-projeto foi concedido aos franceses da Alstom sem que tenha sido lançado qualquer concurso internacional (In LGV Poitiers). Imagem: Cartoon editado nesta publicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário