quinta-feira, 31 de maio de 2012

Torturas e assassinato em El Aaiun


Hamdi Etarfaoui, o jovem saharaui torturado e assassinado,
desaparecido desde 18 de maio
 

A notícia foi ontem divulgada (30-05-2012) pelo Western Sahara Human Rights Watch (WSHRW). Um horrível crime cometido pelas forças de ocupação marroquinas no Sahara Ocidental. Um jovem saharaui foi torturado brutalmente e assassinado, depois de ter desaparecido no passado dia 18 de maio, em vésperas das comemorações da fundação da Frente Polisario (20 de maio de 1973) e do desencadeamento da Intifada da independência (21 de maio de 2005). Uma notícia que coincide com o último desafio da monarquia alauita à comunidade internacional ao rejeitar a figura de Christopher Ross como enviado pessoal do SG das Nações Unidas para o Sahara Ocidental.

I. A CURTA NOTÍCIA DADA PELA WSHRW
Este é o texto da curta notícia divulgada pela WSHRW no dia 30 de maio:

URGENTE-ÚLTIMA HORA: SAHARAUI MORTO NO RIO SAGUIA EL HAMRA (maio 30,2012)

may 30th, 2012

Acabam de encontrar MORTO o saharaui desaparecido Hamdi Etarfaoui no rio Saguia el Hamra na Cidade de El Aaiún ocupada.
Hamdi estaba desaparecido desde o dia 18 de maio.
Vídeo que mostra a concentração pacífica de cidadãos saharauis em frente ao hospital Hassan Ben El Mehdi onde está o cadáver desfigurado do saharaui desaparecido Hamdi Etarfaoui que foi assassinado, dado que as autoridades colonialistas marroquinas não permitem que a sua família possa ver o corpo e identifica-lo:

O "facebook" da WSHRW e do EM (Equipo Mediático) do território ocupado publicaram, também, a única fotografia existente até ao momento do cadáver desfigurado.
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=449466911731627&set=a.449466311731687.112267.249802881698032&type=1&theater

II. INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Depois da publicação da notícia circularam informações adicionais. De algumas não posso garantir a veracidade, mas outras têm origem em fontes que considero de total fiabilidade.

Entre as informações que pude recolher, menciono as que considero mais relevantes:

Trabalhava numas dependências do Ministério do Interior como modesto funcionário. No dia 18 de maio o ministro de Saúde foi a El Aaiún e teve uma reunião e uma refeição em que ele participou. Tanto ele como outras pessoas ficaram indispostos com a comida. Foi a sua casa, deixou o telemóvel, saiu pouco depois para procurar algo na rua e nada mais se soube dele.
O hospital onde se encontra o cadáver está rodeado pela polícia. Não deixam ninguém acercar-se embora em El Aaiún ninguém dorme. Um saharaui tê-lo-á visto, com as mãos cortadas, a cara desfigurada, e a barriga aberta.

Entre as informações recolhidas pela organização WSHRW (embora ainda não publicadas na sua página web) refere-se:

O seu corpo está no Hospital Hassan Ben El Mehdi de El Aaiún. A família do assassinado comunicou à coordenadora de Akdeim Izik que não irá enterrar o corpo enquanto não houver uma investigação sobre os acontecimentos.

III. UM NOVO CRIME APÓS O CASO DAMBAR, MAS AINDA MAIS HORRÍVEL...
A tortura e o assassinato de Hamdi Etafaui surge no seguimento do assassinato, ainda impune, de Said Dambar, há já 17 meses, ocorrido no dia 22 de dezembro de 2010, às mãos de um polícia marroquino.
Agora, porém, não só existe um assassinato, como no caso Dambar, mas além disso horríveis torturas e, presumivelmente, mutilações.

IV. ... NUM CONTEXTO DE TENSÃO RESULTANTE DO DESAFIO DA MONARQUIA ALAUITA À COMUNIDADE  INTERNACIONAL
o contexto deste novo crime é preocupante.
O assassinato presumivelmente ocorreu no dia 18 de maio. É provável que o contexto seja o de uma visita do ministro do Interior marroquino para estudar a tensa situação nos territórios ocupados após a suspensão da anunciada visita de Christopher Ross, enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Sahara Ocidental.
Apesar do bloqueio informativo, convém a este respeito recordar algumas informações forneceu a WSHRW:

- COMUNICADO DA POPULAÇÃO SAHARAUI EM DAJLA OCUPADA contra a decisão marroquina de retirar a sua confiança a Ross 17/05/2012
- As paredes falam de um Sahara Ocidental ocupado 20/05/2012
- Manifestações saharauis na sexta-feira 25 de maio. Repressão policial: 13 feridos saharauis 27/05/2012
- Machados  policiais contra bandeiras da RASD no Sahara Ocidental ocupado 28/05/2012

A situação é de extrema gravidade.
O bloqueio informativo a que o “majzén” submete o território ocupado favorece o clima de impunidade para os crimes que se cometem contra a população saharaui.
Precisamente por isso a chave das propostas de Ross era romper esse bloqueio informativo.
E, precisamente por isso, Marrocos recusa Ross, ainda que a custo de perder toda a credibilidade, após desdizer o seu voto favorável à gestão de Ross no Conselho de Segurança, de que agora faz parte .
Espanha, continua calada. Mas continua a ser a chave.


Sem comentários:

Enviar um comentário