Christopher Ross |
Os "Estados Unidos da América apoiam os esforços do Enviado da ONU para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, e fazem um apelo a Marrocos para continuar a cooperar com a ONU", afirmou esta sexta-feira Halos Andy, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.
Questionado sobre a posição dos EUA após a retirada de confiança a Ross por parte de Marrocos, o porta-voz sublinhou: "tal como temos dito anteriormente, apoiamos os esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas e do seu Enviado Pessoal, Christopher Ross no Sahara Ocidental. "
"Instamos o Governo de Marrocos a continuar cooperando com a ONU no âmbito dos esforços realizados por esta organização para o Sahara Ocidental", acrescentou.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA afirmou que o seu país "apoia os esforços realizados pelas Nações Unidas para encontrar uma solução pacífica, duradoira e mutuamente aceitável pelas partes em conflito no Sahara Ocidental", o que confirma que os EUA "ainda têm confiança na trajetória seguida pelas Nações Unidas com as duas partes (a Frente Polisario e Marrocos) com o objetivo de encontrar uma solução mutuamente aceitável”.
Recorde-se que esta posição já havia sido manifestada pelo Secretário Adjunto de Estado dos EUA, William Burns, numa reunião que teve lugar em Washington com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Marrocos, Saad Eddin Ozmani.
O porta-voz do Secretario-Geral da ONU, Martin Nesirky, já havia reiterado anteriormente que Ban Ki-moon, "tem plena confiança em Christopher Ross." (SPS)
Sem comentários:
Enviar um comentário