quinta-feira, 5 de julho de 2012

Líderes da câmara dos Deputados e do Senado do Brasil pedem a Ban Ki-Moon a inclusão da supervisão dos direitos humanos na MINURSO



Os líderes e porta-vozes dos Partidos Políticos da Câmara dos Deputados e do Senado brasileiro, tanto do governo como da oposição, pedem ao Secretário-General da ONU, Ban Ki-Moon, a inclusão de um mecanismo de observação dos Direitos humanos no mandato da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) e a abertura do território aos observadores internacionais, seguindo o exemplo de outras missões semelhantes da ONU.

Excelentíssimo Sr.
BANK KI-MOON
Secretário-Geral das Nações Unidas - ONU

O último exemplo africano de descolonização na agenda da Organização das Nações Unidas permanece, infelizmente, ignorado por grande parte da comunidade internacional. Trata-se da República Árabe Saharaui Democrática, proclamada a 27 de fevereiro de 1976. O país, cuja capital é el Aaiun, está localizado no Noroeste do continente africano, com uma extensão de 266 mil Km2, tendo fronteiras com Marrocos, Argélia e Mauritânia. Ex-colónia espanhola, o Sahara Ocidental, como é conhecido, foi objeto de Resoluções da ONU desde 1963, quando a Organização, através da sua resolução 1514, reconheceu o direito do povo Saharaui à autodeterminação e à Independência, além de exigir o exercício desse direito. Apesar dos apelos da ONU a Espanha, para descolonizar o território e organizar um referendo de autodeterminação ao Povo Saharaui, esta cedeu o território a Marrocos e à Mauritânia, que em 1975 passaram a ocupar militarmente. Esta ocupação foi repudiada pela Opinião Consultiva do Tribunal Internacional de Justiça e pelas Resoluções da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Firmada a paz com a Mauritânia, em 1978, os esforços da União Africana e do Conselho de Segurança da ONU concentraram-se em estabelecer um acordo de paz entre Marrocos e a Frente Polisario, movimento de libertação nacional, despois de sangrentos combates que duraram mais de 16 anos. O Plano de Paz exigia um cessar-fogo, seguido de um referendo no qual "o Povo Saharaui escolheria entre a independência ou a integração em Marrocos."

Marrocos vem rejeitando a solução democrática do referendo, propondo uma autonomia dentro da soberania marroquina. Enquanto o impasse continua, acumulam-se denúncias de violações dos direitos humanos que estão sendo praticadas no território.

Por esta razão, nós, deputados brasileiros, líderes de partidos políticos na Câmara de Deputados e no Senado Federal, abaixo assinantes, unimo-nos à campanha da Amnistia Internacional para que o Mandato da MINURSO, inclua um mecanismo de observação dos direitos humanos, bem como a abertura do território aos observadores internacionais, seguindo o exemplo de outras missões da ONU.

Essa supervisão da MINURSO teria como objetivo:

1) Documentar as violações dos direitos humanos que estão a ocorrer, tanto no Sahara Ocidental ocupado pelas forças marroquinas como nos campos de refugiados, situados a sudeste de Tindouf, e administrados pela Frente Polisario.
2) Evitar a disseminação de acusações infundadas; e
3) Ajudar a reduzir a desconfiança mútua entre as partes e construir um ambiente de confiança favorável à negociação política.
Estamos convencidos de que só depois outorgação deste mandato a MINURSO poderá converter-se efetivamente num agente de uma paz duradoira e de desenvolvimento económico e social dos povos hoje em conflito; objetivo que merece o apoio de toda a humanidade.

Brasília, 22 de junho de 2012.

1 comentário:

  1. Continuam as restrições à liberdade de expressão, contra os saraui nenhuma pessoa levanta o caso do ativista Salma que era da polícia da Frente entre no Marrocos e fez uma declaração apoinado o plano de autonomia para o sara ocidental,o que lhe custou muita tortura e e prevido da sua família. Onde são os direitos e respeito da dignidade humana em campos de Tidnouf controlados pela frente do polisário que reclama um país que destabelece a paz global.

    O estatudo do sara ocidental não tem nada de ser politizado envolvendo as partes que desturpam os unistas sarauí os verdadeiros que apoiam uma solução negociada base do plano de autonomia.

    Agora quém ganha são os generais e líderes do polisário na cabeça deles, secretário Abdelaziz, que esta sendo acusado de explusar últimamente jornalistas do seu próprio propaganda por uma questão de liberdade de expressão. Onde está o respeito dos direitos humanos nos campos de concentração em relação a uma país sobernano onde os sarauí vivem lado a lado com os marroquinos, árabe, berberes, judeus e cristãos....

    Trata de assuntos considerados como politicamente sensíveis, como o estatuto do Saara Ocidental. Activistas dos direitos humanos, jornalistas, membros do grupo político ilegalizado Al-Adl wal-Ihsan, e activistas
    sarauís continuaram a enfrentar perseguições e acusações politicamente motivadas, por parte do grupo terrroristas..

    Dezenas de pessoas são detidas por suspeita de crimes relacionados com a pretendida segurança da polisario.

    O caso do Ativista sarauí em greve de fome frente HCR, durante meses foi quasi esquecido. por que? chamando a comunidade e o Brasil a intevir a favor de uma solução justa de seu dossiê de deportação sem poder juntar-se com sua família e filhos em campos de Tindouf. Tudo isso será que não explica a razão de não apoiar a tese pretendida base de algo infundado do qual sobre muitas pessoas e atterorizadas, sem justiça nem intervenção a merece de alegadamente e torturadas injustificaveis.

    Pergunto então como um país como Brasil poderia apoiar uma tese falsa ignora seus povos e pensa só como politizar o assunto para ter mais financimento em detrimento das vrdadeiras faces de um faroche grupo terrorista que sugam o sangue dos detidos pela força para conseguir apoio internacional.

    As forças de polisario têm força como? porque muitos sarauís são acampados e obrigados a fazer protesto, reclamar mortos e feridos. tentando desviar atenção enquanto essas pessoas são ameaçadas de expulsões colectivas. Do que agente não se fala, muitos estão fugindo para Marrocos a procura de melhores condições de vida como cidadãos do país sem descriminação nem racismo, quém explora este assunto para defender o interesse dos unistas saraúi que defendem a paz e a integridade territorial.
    Lahcen MOUTA
    Prof

    ResponderEliminar