domingo, 26 de agosto de 2012

Delegação internacional de Direitos Humanos interessa-se pelo estado dos saharauis feridos após a brutal intervenção marroquina

Kerry Kennedy junto da mãe e familiares de Said Dumbar
As autoridades marroquinas ordenaram
o enterro do cadáver de Said Dambar,
cujo assassinato o majzen não quer esclarecer...
O enterro fez-se contra a expressa vontade da família
 do assassinado que não tem cessado de reclamar
uma autópsia desde que o jovem foi assassinado
à queima-roupa por um tiro de um polícia marroquino.

Kerry Kennedy e a delegação internacional de direitos humanos a que preside mostraram interesse sobre o estado dos feridos saharauis após a brutal atuação dos militares marroquinos contra as manifestações de ontem em El Aaiun, tendo-os visitado no hospital da cidade.
Ontem, sábado, a delegação reuniu-se com as famílias dos desaparecidos e assassinados que representam a Coordenadora saharaui do acampamento Gdeim Izik. Na reunião participaram vários saharauis, entre eles o ativista Hama Elgatib e as defensoras dos direitos humanos, as Sras. Fatimetu Elhairesh e Meimuna Tagalbut.
A Fundação RFK e as três organizações internacionais puderam ouvir testemunhos e denúncias das famílias dos jovens saharauis assassinados na intifada saharaui pelo aparelho repressivo marroquino, como foram os casos de Said Dambar, Brahim Edaudi, Moichan Mohamed Lehbib e a família de Nayem Elgarhi. Na casa de Said Dambar a delegação americana mostrou assombro perante este horrível caso e manifestou o seu apoio às justas reivindicações destas famílias.

1 comentário:

  1. É muito importante esta visita, sobretudo se os visitantes depois nos seus paises divulgarem aquilo que viram. É isso que esperamos que Pilar del Rio, que integra esta comissão, faça em Portugal.

    ResponderEliminar