segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Enviado da ONU para o Sahara Ocidental convoca personalidades independentes marroquinas e vai a El Aaiún

  Saadedín al Otmani, ministro dos NE de Marrocos, e Mohand Laenser, ministro do Interior, duas das personalidades com quem Ross se reuniu em Rabat.

O Enviado Pessoal do Secretário-geral da ONU para o Sahara Ocidental, o norte-americano Christopher Ross, estabeleceu contactos com personalidades da sociedade civil nas suas primeiras reuniões de trabalho em Marrocos, confirmou hoje à Efe um dos seus interlocutores.

Ross convocou ontem a título individual sete personalidades marroquinas independentes com diversos pontos de vista, desde as favoráveis à autodeterminação saharaui às mais claramente partidários da soberania marroquina sobre o território.

Segundo afirmaram à Efe fontes presentes na reunião, que se prolongou por três horas e teve lugar numa casa particular, Ross comunicou-lhes que pensa fazer o mesmo (convocar interlocutores independentes) em El Aaiún, capital administrativa do Sahara Ocidental, e em Tindouf, onde o movimento independentista Frente Polisario tem o seu quartel-general.

Ross explicou que o seu papel se limita a "aproximar posições" e encorajar o diálogo político, sem favorecer qualquer tese, embora as diferenças entre Marrocos e a Frente Polisário sejam tão profundas que não deixam muito espaço para otimismo.

Fontes ligadas ao movimento de defesa dos direitos humanos em El Aaiún disseram à Agência Efe que esperam que Ross chegue à cidade entre terça e quarta-feira — embora não se conheça com exatidão a sua agenda… — e que pensam realizar manifestações para exigir o direito à auto-determinação, acrescentando que as forças de segurança marroquinas estão a fortalecer a sua presença na cidade.

Hoje, Ross reuniu-se com o ministro de marroquino dos Negócios Estrangeiros, Saadedín al Otmani, e com o ministro do Interior, Mohand Laenser, segundo imagens mostradas pela cadeia de televisão 2M, mas não foi divulgada a menor informação sobre o conteúdo das reuniões.

EFE

Sem comentários:

Enviar um comentário