domingo, 7 de outubro de 2012

Grandes manifestações contra a ocupação marroquina percorrem as ruas da cidade ocupada de Smara



A cidade de Samara assistiu esta sexta-feira, 5 de outubro, a grandes manifestações que percorreram a principal avenida da cidade e o bairro La paz,  Al-Salam. As mobilizações e o ativismo pacífico que defende a população saharaui para reivindicar o seu direito à autodeterminação e o fim da ocupação caracterizaram as movimentações. Os manifestantes empunharam bandeiras da República saharaui e gritaram palavras-de-ordem contra a ocupação marroquina, a violação dos direitos humanos e reivindicaram o direito do povo saharaui à autodeterminação.

O número de participantes surpreendeu os dispositivos de segurança marroquinos que se viram dominados pelo impulso e a vaga de participantes, facto que levou o aparelho repressivo marroquino a atacar com uma força brutal os manifestantes, dispersando-os e causando ferimentos em muitos deles, como a cidadã saharaui Mariam Mint Eshrif que foi transferida para o hospital regional. Os militares marroquinos detiveram os cidadãos saharauis
Lajdar Abeidu e Mohamed Mohamed Salem. Segundo a Rádio Maizirat, as mobilizações na Cidade de Smara contra a presença marroquina iniciaram-se desde o mês de setembro e foram adquirindo cada vez maior dimensão entre a população com menor número de colonos marroquinos.

Rede Informação Radio Maizirat, desde Smara
Poemario por un Sahara Libre

Sem comentários:

Enviar um comentário