domingo, 21 de outubro de 2012

O conflito saharaui contado através da voz das suas mulheres




"A Degja levaram-na à força de sua casa numa tarde de 1980. Uns polícias meteram-na dentro de um "Land Rover e durante anos transportaram-na de um a prisão secreta para outra, onde passou 11 anos da sua juventude sempre temendo os interrogatórios e as torturas."

"Soukaina também viveu 11 anos numa cela estreita. Após sua prisão, a sua filha morreu de fome porque ninguém podia ocupar-se dele. Não tinha ainda um ano de idade."

"Leila é uma Antígona moderna, atormentado pela impossibilidade de enterrar o corpo do seu irmão Said, assassinado em dezembro de 2010. A família não se cansou de exigir ao governo marroquino a autópsia no corpo do rapaz, morto pela polícia em circunstâncias ambíguas. Até hoje não tive nenhuma resposta. "

Estos são alguns dos testemunhos recolhidos pela jornalista Emanuela Zuccalà e a fotógrafa Simona Ghizzoni em 'Just to let you know that I'am alive' (Deixa-me dar-te a conhecer que estou viva), um documentário multimedia e uma séria de imagens que recolhem de maneira precisa a situação das mulheres saharauis e o impacte da guerra nas suas vidas.


Sem comentários:

Enviar um comentário