quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Violenta intervenção policial contra operários saharauis na sede do Conselho marroquino de Direitos Humanos em El Aaiún

Forças policiais marroquinas em El Aaiún

Os ativistas de direitos humanos saharauis Larbi Mesaud, do CODESA, e El Heiba Elmah, presidente da organização saharaui “Sol de Liberdade”, denunciam o facto  de as autoridades de ocupação marroquinas terem atuado com brutal violência contra famílias saharauis que tinham ocupado a sede do Conselho de Direitos Humanos em El Aaiun para protestar contra a decisão da administração de lhes cortar o salário e tirar-lhes o trabalho.

A brutal operação foi conduzida pelo próprio “pachá” da cidade à frente de agentes e oficiais da segurança e servições secretos marroquinos que usaram da maior violência contra as famílias que protestavam pacificamente, onde se encontrava uma mulher grávida e mães com vários bebés. A brutal atuação produziu-se na presença do destacado defensor de direitos humanos saharaui Larbi Mesaud e de um ativista marroquino da Associação de Direitos Humanos em El Aaiun ocupada.

Da brutal carga policial resultaram vários feridos saharauis — na maioria mulheres com crianças —, entre os quais Bilal Abdullah, Cherkawi Saadia, Amanaten Elgalia, Labeidi Mariam e Tahiri Jadiyetu.

De salientar que a delegação marroquina de direitos humanos em El Aaiun, em colaboração com as autoridades, agiu deliberadamente chamando a polícia para intervir dessa maneira selvagem e desumana, incompatível com os princípios básicos da Declaração Universal dos direitos Humanos, contra civis indefesos que reivindicavam os seus direitos na sede de uma organização que alegadamente representa as vítimas que sobreviveram aos anos chamados escuros.

Fonte: Rede de Informação Radio Maizirat

Sem comentários:

Enviar um comentário