quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Christopher Ross reúne com a organização saharaui de direitos humanos CODESA



Primeira reunião dos saharauis com Christopher Ross e a delegação da ONU que integra a sua comitiva, na manhã de quinta-feira, 1 de novembro.

O Representante Pessoal do SG da ONU, Christopher Ross, e a delegação que o acompanha, que integra o Representante Especial do SG da ONU e chefe da MINURSO no Sahara Ocidental, o diplomata alemão Wolf Gang  Weber, iniciaram a sua jornada de trabalho hoje, quinta-feira, 1 de novembro, na sede da missão da MINURSO com uma reunião com membros do Comité Executivo que agrupa associações de  direitos humanos saharauis liderados pela defensora saharaui dos direitos humanos Aminetu Haidar, além de outros membros da CODESA, como Ali Salem Tamek , Larbi Mesaud,  Mohamed El Mutawakil. Presente também na reunião o advogado saharaui Lehbib Ergueibi.

Os membros do Comité de Direitos Humanos Saharaui apresentaram à delegação da ONU uma ampla exposição sobre as violações dos direitos humanos no território cometidas pelo Estado marroquino no Sahara Ocidental com dezenas de testemunhos e relatórios e queixas que documentam estas violações.

Os membros da mesa falaram também durante o encontro com Christopher Ross de dezenas de relatórios anuais publicados pela associação CODESA que documentam exaustivamente estas práticas inumanas, que atingem a liberdade e a existência dos cidadãos saharauis. Outros temas e dossiês foram apresentados, como o do Acampamento de Gdeim Izik, os presos políticos detidos durante os acontecimentos do acampamento de protesto, o caso do preso político El Hafed Mohamed Yahya e as vítimas das violações dos direitos humanos no interior dos territórios ocupados.

A reunião teve lugar na sede da MINURSO e decorreu entre as 9 horas e as 11 horas da manhã.

*Fonte: Rede Informação Maizirat

Sem comentários:

Enviar um comentário