segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Christopher Ross termina visita aos Acampamentos de Refugiados Saharauis



O Enviado Pessoal do SG da ONU, Christopher Ross, terminou hoje, segunda-feira, a sua visita de três dias aos Acampamentos de Refugiados Saharauis com um encontro na wilaya de Smara que reuniu personalidades e notáveis saharauis que fizeram parte da comissão de identificação dos votantes, além das autoridades da província.

A delegação do Enviado Pessoal de Ban Ki-Moon foi recebida pelo Governador da província e pelo Presidente do Conselho Consultivo  Saharaui, Salama  Ameisa.

No discurso de boas-vindas, o Presidente da Junta Consultiva  saharaui   aplaudiu o regresso de Christopher  Ross  à frente da condução das negociações graças à confiança depositada na sua pessoa pelo Secretário-geral das Nações Unidas e pelo Conselho de Segurança.

O Presidente do Conselho Consultivo assegurou que os notáveis saharauis das comissões de identificação tinham completado as operações pertinentes e cumprido com as medidas para a organização do referendo; no entanto, a recusa de Marrocos em excluir a opção pela independência no referendo demonstra de forma conclusiva  — sublinhou — que Rabat sabe de antemão que a consulta definitivo será favorável em à independência dos Saharauis.

Nesse sentido, Salama Ameisa pediu às Nações Unidas para que trabalhe na aplicação do referendo de autodeterminação, no desmantelamento definitivo do muro militar marroquino e que remova as minas anti-pessoal que agravam o sofrimento dos saharauis ao dividir "as famílias saharauis separadas há 37 anos, entre os que estão nos acampamentos de refugiados e os que se encontram nos territórios ocupados do Sahara Ocidental”.

O Presidente do Conselho sublinhou que a presença de Marrocos no Sahara Ocidental significa um aumento continuado das graves violações dos direitos humanos da população civil saharaui e o saque, pilhagem e exploração irracional das riquezas do povo saharaui.

“Exigimos que termine a pilhagem e o roubo das nossas riquezas por empresas estrangeiras e que são uma clara manifestação da ocupação, contribuindo diretamente para o aumento das violações dos direitos humanos no Sahara Ocidental e o sofrimento dos refugiados saharauis".

Por seu lado, o Governador de Smara, numa concentração que juntou muitos dos refugiados da província, afirmou que Christopher Ross, com a visita a Smara, finaliza a sua visita aos acampamentos de refugiados saharauis, acrescentando que os cidadãos saharauis continuam à espera de poder regressar às suas casas e às suas famílias nos territórios ocupados, reclamando que a comunidade internacional ponha termos ao sofrimento dos refugiados saharauis.

Ross agradeceu a hospitalidade e a calorosa receção dos cidadãos saharauis da wilaya de Smara.

Acrescentou que a visita a Smara se enquadra no objetivo da sua missão que é a de facilitar as negociações para que se chegue a uma solução justa , duradoura e mutuamente aceitável pelas duas partes que garanta o direito à livre determinação do povo saharaui.
"Faço esta viagem para reativar o processo de negociação, porque o meu interesse está em encontrar uma solução que ponha fim ao conflito e ao sofrimento de todos os saharauis “, afirmou o Enviado Pessoal de Ban Ki-Moon.

SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário