sábado, 3 de novembro de 2012

Ross reúne com a direção da Frente Polisario



O Enviado Pessoal do SG das Nações Unidas para o Sahara Ocidental, Christopher Ross, reúne hoje com a direção da Frente Polisario num acampamento de refugiados de Tindouf, confirmou ontem um porta-voz da ONU.

De acordo com o porta-voz oficial adjunto do organismo mundial, Eduardo del Buey, Ross também conversará com personalidades do território saharaui ocupado por Marrocos desde a saída dos colonialistas espanhóis em 1976. Desde a passada semana  que Christopher Rosse realiza um périplo pelos países ligados com a questão do Sahara Ocidental, como parte do compromisso das Nações Unidas de celebrar um referendo sobre a autodeterminação do povo saharaui.

Ontem, sexta-feira, o diplomata norte-americano esteve na localidade de Tifariti, naquela que é a primeira visita de um representante da ONU e um território do Sahara Ocidental não ocupado por Marrocos.

Antes, Ross havia-se reunido em Rabat com o rei Mohamed VI e representantes do governo,  partidos políticos e da sociedade civil marroquinos.

Em maio passado, as autoridades de Marrocos haviam-lhe retirado a sua confiança como mediador da ONU, mas o Secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, ratificou-lhe publicamente o seu apoio nessa função.

Ross mantém contacto permanente com a Missão da ONU para o Referendo no Sahara Ocidental (Minurso), estacionada no território desde 1991 e integrada atualmente por 230 efetivos.

O porta-voz da ONU afirmou que Ross tem previsto escalas na Argélia e Mauritânia, países que participam nos agora interrompidos contactos informais mantidos por Marrocos e a Polisario desde agosto de 2009.

O Enviado Pessoal de Ban Ki-Moon viajará ainda a Madrid e Paris para conversar com os governos de Espanha (ex-metrópole do Sahara Ocidental) e França.

No seu regresso à sede da ONU, em Nova Iorque, informará o Conselho de Segurança sobre os resultados da sua ação para procurar desbloquear o processo de autodeterminação do território

Foente: Prensa Latina

Sem comentários:

Enviar um comentário