segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ross elogia o papel da mulher saharaui na luta e no trabalho



O Enviado Pessoal do SG das Nações Unidas, Christopher Ross, elogiou o papel de vanguarda que desempenha a mulher saharaui  na luta e no trabalho, propondo à União Nacional das Mulheres Saharauis que apresente um pedido para integrar a delegação da Polisario que tomará parte nas negociações com Marrocos.

Ross revelou durante um encontro na wilaya de Bojador em que havia uma ampla presença de mulheres saharauis que há anos que segue com interesse o labor das mulheres saharauis, tanto nos acampamentos de refugiados saharauis como nas zonas saharauis ocupadas, assinalando o grau de emancipação das mulheres saharauis.

O Enviado Pessoal do SG  da ONU expressou o seu "profundo respeito e agradecimento" às mulheres, e em especial à ativista de direitos humanos Aminetu Haidar que, referiu, ter tido a honra de conhecer durante a sua recente visita a El Aaiún.

Ross expressou o seu desconforto e irritação com o sucedido à ativista saharaui e aos cidadãos saharauis vítimas das  brutais agressões da polícia durante a sua visita à cidade de El Aaiún, capital do Sahara Ocidental.


Afirmou que tinha telefonado à ativista para tranquilizá-la e conhecer o seu estado de saúde, assim como referiu ter estado em contacto com as autoridades marroquinas para conhecer os pormenores das agressões.

Ross confirmou o seu empenhamento em prosseguir o seu trabalho com o objetivo de facilitar as negociações diretas entre as partes (Frente Polisario e Marrocos) a fim de ser alcançada uma solução duradoura que  garanta o direito à livre determinação do povo saharaui.

"No final da visita, apresentarei um relatório ao Secretário-Geral das Nações Unidas e ao Conselho de Segurança da ONU em finais de novembro sobre a minha visita à região", disse no encontro com as mulheres saharauis

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário