sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Saharauis recebem Ross com manifestações exigindo a autodeterminação (Radio Netherlands Worldwide, desde El Aaiun)



A “Rádio Nacional da Holanda”, na cobertura desde El Aaiún da visita do Enviado Pessoal do SG da ONU, refere que "Christopher Ross encontrou vendavais e tempestades de areia em El Aaiún ocupada quando as forças de forças de segurança, polícia e forças auxiliares impediram pela força manifestações pacíficas, causando um considerável número de feridos entre os manifestantes, na sua maioria mulheres”.

A emissora holandesa, numa cobertura especial a partir de El Aaiún ocupada, noticiou que o forte dispositivo de segurança marroquino não impediu o surgimento de manifestações em várias zonas da cidade onde os manifestantes agitavam bandeiras saharauis e gritavam palavras-de-ordem a favor da Frente Polisario.


A Radio destaca que "o que se está passando nestes dias é o começo uma nova reviravolta no tratamento da questão saharaui.

A Radio Netherlands Worldwide afirma que, "apesar da decisão das autoridades marroquinas de retirar a confiança a Ross, este volta de novo a exercer as suas funções, e agora não só numa quinta nos EUA onde decorrem as negociações, mas também na capital marroquina, Rabat, e nas principais cidades do Sahara Ocidental.

A Emissora informou que a decisão unilateral de retirar a confiança a Christopher Ross foi o foco de muitas críticas de atores políticos e investigadores em Marrocos e a nível internacional e  hoje Marrocos — diz a RNW – está pagando o preço.

Segundo a RNW, Ross, que controlava o aspeto administrativo das negociações entre Marrocos e a Frente Polisario, ampliou desta vez os seus poderes e hoje é capaz de chegar a Rabat e manter encontros com personalidades dos partidos políticos, da sociedade  civil, e visitar as cidades do Sahara Ocidental sem que as autoridades de ocupação se atrevam a impedi-lo.

SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário