segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Conflito do Sahara Ocidental: "Não há solução fora do referendo" — afirma Jatri Adduh



O Presidente da delegação saharaui nas negociações com Marrocos, Jatri Aduh, afirmou domingo em Argel que não pode haver solução para a questão do Sahara Ocidental fora da organização de um referendo de autodeterminação ao povo saharaui.

"Não é possível conceber uma solução do conflito saharaui que não passe pela realização de um referendo de autodeterminação livre, justo e imparcial ao povo saharaui", afirmou Jatri  Adduh à imprensa argelina.

O dirigente saharaui disse que "o projeto marroquino de autonomia não poderá ter êxito", porque, afirmou, "está em total contradição com as decisões e resoluções da ONU sobre o Sahara Ocidental"."A proposta de autonomia marroquina não convenceu nenhum país”.

O diplomata saharaui apelou à comunidade internacional a cumprir com o seu compromisso na organização de um referendo, prometido desde 1991.

Jatri reiterou ainda "a disposição da Frente Polisario  em cooperar com Christopher Ross", Enviado Pessoal do SG da ONU, cuja intenção é realizar consultas a nível internacional e regional na procura de uma solução para o conflito do Sahara Ocidental, em lugar de convocar de imediato outra ronda de conversações entre a Frente Polisario e Marrocos.

SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário