domingo, 6 de janeiro de 2013

Frente Polisario reitera vontade de cooperar com os esforços da ONU na procura de uma solução para o conflito saharaui



A Frente Polisario reiterou este sábado a sua vontade de cooperação com os esforços da ONU e do seu Enviado Pessoal com vista a completar a descolonização do Sahara Ocidental. Tal expressão de vontade vem expressa em comunicado publicado no termo da 4.ª sessão ordinária do Secretariado Nacional da organização.

 O Secretariado Nacional renova o" seu compromisso de cooperação construtiva com os esforços do Secretário-Geral e do seu Enviado Pessoal, Christopher Ross, para a descolonização do Sahara Ocidental", e ao pedido do Conselho de Segurança de "acelerar o ritmo das negociações e fixar uma data para a organização do referendo de autodeterminação do povo saharaui ".

O  Secretariado  Nacional considera  a recente visita à região de Christopher Ross, Enviado pessoal do SG das Nações Unidas, pela primeira vez aos territórios saharauis "um passo positivo  que deve ser seguido por medidas práticas para que a MINURSO possa desempenhar plenamente o seu papel, incluindo a proteção e supervisão dos  direitos humanos e a apresentação de relatórios. "

O comunicado expressa a sua satisfação pelos avanços e vitórias alcançadas em 2012 no âmbito internacional, e elogia o "desenvolvimento das relações diplomáticas da República saharaui com os países vizinhos e com os países da América Latina e de África. Regozija-se com a resolução aprovada pelo Parlamento da Suécia, que pede ao seu governo que reconheça a República Saharaui. Nesse sentido o SN da F. Polisario pede aos Parlamentos e Governos da Europa e do mundo a tomar medidas similares para ajudar a pôr fim às políticas de opressão e expansão da ocupação marroquina no Sahara Ocidental.

O Secretariado Nacional aplaude as posições expressas pelo Parlamento Europeu a favor da autodeterminação do povo saharaui e a proteção dos direitos humanos no Sahara Ocidental, e apela com firmeza à necessidade de pôr um fim imediato a todo o saqueio e exploração ilegal de Marrocos dos recursos naturais saharauis.

Em relação aos acontecimentos na região "o SN acolheu com atenção a Resolução do Conselho Segurança da ONU sobre a crise no norte do Mali, reiterando uma vez mais o repúdio da Frente Polisario pelo terrorismo, o contrabando e o crime organizado, indicando que a segurança e a estabilidade na região continuarão ameaçados enquanto o Estado marroquino — um dos maiores produtores de drogas e exportadores do mundo — continuar a violar o direito internacional com a ocupação ilegal da República Saharaui

A  Frente Polisario  felicita o povo palestino pela aceitação da Palestina como membro  observador nas Nações Unidas

Por último a Polisario expressa a sua esperança de que a França desempenhe um papel mais ativo que contribua para uma paz justa que garanta a integração de todos os componentes do Magreb, no norte de África e na região mediterrânica.

SPS

Sem comentários:

Enviar um comentário