quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Preso político Mahyub Aulad Chij sofre tratamento vexatório por parte da polícia marroquina



O defensor dos direitos humanos saharaui "Mahyub Aulad Chij” (nome imposto por Marrocos) foi surpreendido no dia 08 de janeiro ao ser convocado pela polícia judiciária marroquina de El Aaiun para ser interrogado na prisão local.

A convocatória e o interrogatório surgem na sequência de uma falsa denúncia apresentada por um dos funcionários da prisão encarregados de organizar as visitas das famílias aos presos. O referido funcionário prisional afirma ter sido agredido, facto que El Mahyub nega rotundamente. O preso saharaui afirma justamente o contrário: que já por diversas vezes denunciou junto da sua família os maus tratos e a privação de visitas resultantes da atuação do referido funcionário da prisão marroquina de El Aaiun.

A família do preso político saharaui e dos demais presos políticos saharauis repudiam esta ação arbitrária marroquina e perguntam pelo destino de muitas ações judiciais apresentadas nos tribunais marroquinos contra agentes da polícia judiciária que torturaram e maltrataram presos saharauis nas dependências judiciais da cidade de Dakhla sem que alguma vez tenham tido qualquer tipo de resposta a essas denúncias. O preso saharaui Al Mahyub Aulad Chij está condenado a três anos de prisão, tal como um grupo de defensores de direitos humanos saharauis, pela sua posição frontal de defesa do direito de autodeterminação do povo do Sahara Ocidental.

Fonte CODESA; Foto (julho de 2008)

Sem comentários:

Enviar um comentário