quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Partido Social-Democrata Austríaco pede o reconhecimento da RASD




Viena, 04 /12/ 2014 (SPS) – O Partido Social-Democrata Austríaco aprovou uma moção em que afirma o seu compromisso de continuar a trabalhar para que a Áustria reconheça a República Saharaui (RASD).

A resolução aprovada no 43.º congresso do Partido Social-Democrata da Áustria, insta o governo austríaco a reconhecer a RASD e estabelecer relações diplomáticas, assim como apoia as reivindicações da Frente Polisario na ONU relativamente à realização de um referendo de autodeterminação para o povo saharaui em cumprimento das resoluções das Nações Unidas e da União Africana , sublinha a moção.

O Partido Social-Democrata Austríaco pede a Marrocos, em cumprimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a respeitar o direito dos saharauis de reunião, de associação, de manifestação, e livre circulação e a liberdade de expressão.

A moção pede a extensão das prerrogativas da Missão das Nações Unidas para o Referendo do Sahara Ocidental (MINURSO) para que inclua a vigilância dos direitos humanos e exige a libertação imediata de todos os presos políticos saharauis.

No mesmo sentido, critica a exploração ilegal dos recursos naturais do Sahara Ocidental, instando as empresas estrangeiras, em particular as europeias, a cessar as suas atividades no território.

O SPÖ comprometeu-se a trabalhar intensamente pelo cumprimento dos seus compromissos de apoio ao povo saharaui em todas as organizações internacionais a que pertença.


(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário