domingo, 7 de dezembro de 2014

Portugal: reunião da Aliança Progressista conclui com causa saharaui presente


Delegação Saharaui presente na Conferência da Aliança Porgressista em Lisboa

A Conferência da Aliança Progressista(*) decorreu nos dias 4 e 5 de dezembro, em Lisboa, sob o lema “Trabalho decente e educação: Investir na igualdade de oportunidades para todos”.

À margem do fórum, teve lugar uma reunião especial organizada por mulheres para abordar a igualdade de género e avaliar o Simpósio Internacional sobre a Mulher realizado em Pequim, em 1995, e seus resultados. Os objetivos do Milénio, avaliação dos progressos e realizações no domínio da igualdade de género, e a preparação do segundo Simpósio Internacional em Pequim 20 anos depois, foram temas também discutidos, pensando sobre como ativar políticas que contribuam para alcançar os objetivos do Milénio relacionadas com a igualdade de género.

A SG da União das Mulheres Saharauis com a eurodeputada do PS Ana Gomes

A delegação saharaui assistente ao evento, destacou na sua intervenção, a experiência saharaui em relação aos temas tratados. O papel de uma Aliança Progressista Socialista e os partidos democráticos e campanhas que contribuam para a expansão da ação social-democrata pelo avanço e conquista dos objetivos da democracia, da igualdade e da justiça estiveram bem presentes durante a reunião.

A delegação saharaui teve encontros bilaterais à margem da reunião com diversas delegações, como o Partido Socialista Obrero Español (PSOE), o Partido Socialista Sueco e os partidos trabalhistas da Grã-Bretanha e Holanda. A delegação também se reuniu com as delegações de África, México, Argentina, Uruguai, além da delegação da juventude socialista IUSY...


A delegação teve a oportunidade explicar a atual situação no Sahara Ocidental nesta etapa da luta pela liberdade e a autodeterminação nacional, destacando durante as suas reuniões com as delegações o tema das graves violações dos direitos humanos cometidos pelo regime marroquino contra a população civil saharaui nos territórios ocupados, assim como os obstáculos impostos pelas autoridades de ocupação ante os esforços da ONU para encontrar uma solução pacífica e justa segundo as resoluções internacionais, o que constitui uma verdadeira ameaça para o processo de paz no Sahara Ocidental, que exige uma ação urgente para impor à parte marroquina o cumprimento da legalidade internacional.

Fonte: UNMS

(*) Nota da tradução: A Aliança Progressista é uma organização próxima da Internacional Socialista. Foi fundada em Leipzig a 22 de maio de 2013, por ocasião dos 150 anos do SPD (1863). Reúne 70 partidos sociais-democratas e progressistas. A Frente Polisario participa com o estatuto de observador


Sem comentários:

Enviar um comentário