quarta-feira, 29 de julho de 2015

Partido Trabalhista australiano pede à ONU a realização de um referendo no Sahara Ocidental




O Partido Trabalhista australiano (Labour Party), apelou às Nações Unidas a proceder sem demora à organização de um referendo de autodeterminação do povo saharaui, numa resolução aprovada no final do seu congresso realizado de 24 a 26 de julho, em Melbourne.

O partido instou o governo da Austrália a conceder o seu devido apoio à ONU nos seus esforços para organizar um referendo livre e justo no Sahara Ocidental.

O Partido expressa também a sua preocupação pelas denúncias de abusos contra os direitos humanos no Sahara Ocidental, constantes dos relatórios de organizações como a Human Rights Watch e a Comissão Africana de Direitos Humanos e dos Povos.

A moção pede à ONU que a sua Missão para o Referendo do Sahara Ocidental (MINURSO) se encarregue da vigilância e defesa dos direitos humanos e garanta que todo o uso dos recursos naturais do Sahara Ocidental esteja de acordo com os desejos do povo saharaui e revertam em seu benefício.

Uma delegação saharaui liderada pelo representante da Frente Polisario na Austrália, Kamal Fadel, assistiu ao l congresso do Partido Trabalhista Australiano onde manteve vários encontros com as delegações participantes.


O Labour Party tem 55 dos 150 lugares do Parlamento e 25 dos 76 assentos do Senado.

Sem comentários:

Enviar um comentário