domingo, 27 de março de 2016

Governos argelino e saharaui: reunião de alto nível



 Argel – uma reunião de alto nível teve hoje lugar, domingo, em Argel, sob a presidência do primeiro-ministro ministro argelino, Abdelmalek Sellal, e do primeiro-ministro da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), Abdelkader Taleb Omar, no quadro de consultas argelino-saharauis, afirma um comunicado dos serviços do Primeiro-Ministro da Argélia.

Da parte argelina estiveram presentes o ministro de Estado, dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação internacional, Ramtane Lamamra, o vice-ministro da Defesa Nacional, Chefe de Estado-Maior general do exército Ahmed Gaïd Salah, e o ministro dos Assuntos Magrebinos, da União Africana e da Liga dos Estados Árabes, Abdelkader Messahel.

Por seu lado, o primeiro-ministro saharaui fazia-se acompanhar pelo ministro da Defesa, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, pelo ministro para as Zonas Libertadas e pelo responsável de orientação política da Frente Polisario.

"As consultas tiveram por base questões diplomáticas, securitárias e humanitárias de interesse comum", sublinha o comunicado do Gabinete do primeiro-ministro argelino.


A reunião tem lugar num momento em que a região vive grandes tensões na sequência de chantagens e afrontas exercidas pelo regime de Marrocos ao SG das Nações Unidas e ao próprio Conselho de Segurança, e que culminaram com a expulsão por parte de Rabat da esmagadora maioria da componente civil da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO) e do encerramento do ponto militar da missão na cidade de Dakhla, no sul do território.

Sem comentários:

Enviar um comentário