sexta-feira, 31 de julho de 2020

Irlanda assume compromisso claro com o direito à autodeterminação do povo saharaui




A Irlanda assumirá o lugar para que foi eleita no Conselho de Segurança das Nações Unidas em Janeiro próximo. Um dos itens da agenda do Conselho é a situação no Sahara Ocidental.

O deputado irlandês Patrick Costello do Partido Os Verdes questionou recentemente o ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio se a Irlanda usará a sua presença como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas para pressionar para que se alcance uma solução em relação ao Sahara Ocidental; e se ele fará uma declaração sobre o assunto.
A resposta de Simon Coveney, ministro da Defesa dos Negócios Estrangeiros e Comércio e membro do partido Gael Party foi clara em relação ao apoio do governo irlandês aos esforços do processo liderado pela ONU e aos esforços do Secretário-Geral para alcançar um acordo político definitivo sobre esta questão, bem como o direito à autodeterminação do povo do Sahara Ocidental. Esse apoio, disse o ministro do Negócios Estrangeiros da Irlanda é independente do resultado, desde que respeite o exercício genuíno da autodeterminação.
Coveney disse ainda que o governo irlandês gostaria de ver a nomeação, o mais rapidamente possível, de um novo Enviado Pessoal do SG da ONU, para levar por diante esse processo e aproveitar a dinâmica que se estava a desenvolver com o Enviado anterior, o alemãoHorst Köhler, antes da demissão no ano passado.

Fonte:PUSL

Sem comentários:

Enviar um comentário