quarta-feira, 26 de maio de 2021

89% dos espanhóis acham que Marrocos não é um "parceiro leal e fiável"

 

Mohamed VI 


Nove em cada dez espanhóis consideram que Marrocos não é um "parceiro leal e fiável" para Espanha, este o resultado do Inquérito DYM para o periódico “20 minutos”. A desconfiança dos espanhóis em relação ao reino marroquino trespassa os eleitores de todo o espectro partidário de Espanha. Atinge o seu máximo entre os eleitores do Vox (97,2%) e Ciudadanos (95,3%), sendo um pouco menor no caso dos apoiantes Unidas Podemos (92,5%) e PP (91,8%), e entre os socialistas, embora seja também altamente maioritário (88,2%).

Apenas 3,1% dos inquiridos vêem Marrocos como um parceiro de confiança, e os restantes 7,9% não sabem ou não respondem.

Apenas uma semana após o surto de uma grave crise entre Espanha e Marrocos, que resultou na chegada irregular de cerca de 10.000 migrantes de solo marroquino a Ceuta, 55,4% dos inquiridos apontam negativamente a gestão do governo neste episódio, em comparação com 40,1% dos espanhóis que o aprovam.

Ainda segundo o inquérito, quatro em cada cinco eleitores acreditam que "deveria ter havido um maior consenso entre o governo e a oposição" na gestão desta crise, uma opinião que é a maioria entre todos os inquiridos. Os mais susceptíveis de chegar a acordos são os eleitores de C (87,1%), seguidos pelos de UP e PSOE, que são cerca de 85%. Entre os de PP (77,5%) e Vox (74,2%), esta procura é um pouco menos intensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário