sábado, 22 de maio de 2021

Primeiro-ministro grego acusa Marrocos de utilizar a imigração para exercer pressão sobre a UE e apela a uma acção rigorosa para a impedir

 

Kyriakos Mitsotakis


ECS. Agências. | O Primeiro-Ministro grego Kyriakos Mitsotakis confirmou que países como Marrocos e a Turquia estão a utilizar os migrantes como "peões geopolíticos" para tentarem pressionar os países da União Europeia, e apelou aos líderes do continente para "agirem com muito, muito rigor" para evitar que isto continue a acontecer.

O ministro grego, como relata a Europa Press, referiu-se ao aumento do número de chegadas à Grécia durante o mês de Março e também ao que aconteceu há alguns dias em Ceuta, Espanha, dizendo: "É irracional que os migrantes e refugiados sejam utilizados como instrumentos geopolíticos para exercer pressão sobre a União Europeia".

O primeiro-ministro grego, durante uma reunião com Fabrice Leggeri, o diretor da FRONTEX, a agência da União Europeia dedicada ao controlo e gestão das fronteiras europeias, afirmou ser "muito claro" que a União Europeia como bloco não se renderá em momento algum.

Neste sentido, o dirigente grego pediu para continuar a defender, por um lado, os canais legais de entrada dos migrantes e, por outro, a assegurar a "protecção fronteiriça".

A Grécia sofreu ondas de imigração sendo um dos principais pontos de entrada na Europa durante a crise migratória síria de 2015, o que levou à assinatura de um acordo entre a União Europeia e a Turquia para pôr fim ao fluxo de refugiados, contribuindo nos últimos anos para uma diminuição do número de chegadas à Grécia em mais de 70% de acordo com as estimativas governamentais para 2021.

Sem comentários:

Enviar um comentário