terça-feira, 20 de julho de 2021

A justiça francesa investiga a espionagem da Pegasus sobre jornalistas

 


Por Periodistas en español - Mercedes Arancibia -20/07/2021

Em resposta a uma queixa apresentada pelo jornal digital Mediapart e pelo semanário satírico Le Canard EnchaÎné, o Ministério Público parisiense anunciou esta terça-feira, 20 de julho de 2021, a abertura de uma investigação sobre a espionagem de jornalistas franceses cujos telefones foram interceptados pelos serviços secretos marroquinos utilizando o programa de espionagem Pegasus.


Como revelado no domingo pelo consórcio Forbiden Stories de jornalistas independentes de 17 países, que trabalharam no caso em colaboração com o Laboratório de Segurança da associação humanitária Amnistia Internacional (AI), a investigação cobre uma lista de dez delitos, incluindo "violação da privacidade", "intercepção de correspondência", "acesso fraudulento" a um sistema informático e "associação de malfeitores".

A lista dos espiados inclui 180 jornalistas, 600 políticos, 65 homens de negócios e 85 ativistas dos direitos humanos de diferentes países.

Entre os jornalistas franceses espiados encontram-se o fundador da Mediapart, Edwy Plenel e a jornalista daquele orgão, Lenaïg Bredoux, bem como a jornalista Dominique Simonnot do Le Canard Enchaîné, que, segundo revelações do Le Monde, The Guardian e The Washington Post, entre outros, foram espiados pelos serviços secretos marroquinos.

Entre os jornalistas espiados encontra-se também o espanhol Ignacio Cembrero, antigo correspondente do El País, especializado em assuntos do Magrebe, que disse ao InfoLibre digital que não estava surpreendido "porque já suspeitava" que estava a ser espiado, e reconheceu que ele, tal como outros colegas que foram vítimas do programa de espionagem da Pegasus, são "privilegiados em comparação com os jornalistas marroquinos presos".

O programa Pegasus é uma criação da empresa israelita NSO Group. Quando instalado num telemóvel, pode espiar as mensagens de texto, fotografias, vídeos, contactos e conversas do proprietário. Pode também ativar o microfone, a câmara, seguir o itinerário do utilizador ou a história das suas preferências na Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário