domingo, 2 de junho de 2024

Ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola recebe embaixador saharaui

Téte António, Ministro das Relações Exteriores de Angola (à direita) e Hamdi El Jalil Aali, embaixador da RASD

Téte António, Ministro das Relações Exteriores de Angola, recebeu no princípio da tarde do dia 31 de Maio, em Luanda, Hamdi El Jalil Aali, Embaixador da República Árabe Saharaui Democrática acreditado naquele país africano.

O encontro realizou-se no edifício sede da diplomacia angolana (à Mutamba), baixa de Luanda, e serviu para as duas entidades abordarem questões relacionadas com a cooperação bilateral entre os dois países, além de assuntos de interesse comum e regionais.

Durante a audiência, as duas individualidades abordaram também a questão da paz e segurança em África, tendo o Embaixador Hamdi El Jalil Aali congratulado Angola pelo papel que o Presidente da República de Angola tem desempenhado como mediador designado pela União Africana como Campeão da Paz e Reconciliação em África.

Como refere o comunicado do Ministério das Relações Exteriores de Angola:

«A República Árabe Saharaui Democrática, um território da África Setentrional, é limitado a norte pelo Marrocos, a Leste pela Argélia, a Leste e Sul pela Mauritânia e a Oeste pelo Oceano Atlântico, onde faz fronteira com a região autónoma espanhola das Canárias.

O controlo do Sahara Ocidental, que está na lista das Nações Unidas de territórios não-autónomos, desde a década de 1960, é disputado pelo Reino de Marrocos e pelo movimento Frente Polisário.

Em 27 de Fevereiro de 1976, o movimento proclamou a República Árabe Saharauí Democrática (RASD), um Governo no exílio, reconhecido internacionalmente por 50 Estados, com Embaixadas em 16 deles.

A República Árabe Saharaui Democrática é membro da União Africana, desde 1984».

Sem comentários:

Enviar um comentário