O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Andrzej Szejna, no encontro com jornalistas |
Varsóvia (Polónia), 28 de outubro de 2024 (SPS) - Em recente reunião na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco em Varsóvia, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Andrzej Szejna, reafirmou o compromisso do seu país com uma solução política que respeite o direito à autodeterminação do povo saharaui no processo de descolonização do Sahara Ocidental. Em resposta a uma pergunta do meio de comunicação argelino El Khabar, Szejna sublinhou que a posição da Polónia está em conformidade com os princípios das Nações Unidas e do direito internacional.
“Sublinhamos invariavelmente que o estatuto deste território deve ser regulado em conformidade com o direito internacional e o princípio da ONU da autodeterminação através de um referendo”, sublinhou Szejna, que insistiu na importância do pleno respeito pelos direitos fundamentais da população saharaui.
O vice-ministro sublinhou que um dos pilares da política externa polaca é o reforço do respeito pelo direito internacional, uma prioridade que o país promove ativamente nos fóruns internacionais. “Uma das doutrinas fundamentais da política externa polaca e das prioridades promovidas pela Polónia nas instâncias internacionais é o reforço do respeito pelo direito internacional”, acrescentou Szejna, sublinhando que só através de uma abordagem justa e baseada no direito é possível encontrar soluções duradouras para conflitos desta natureza.
A declaração do vice-ministro foi feita durante um encontro com uma delegação de jornalistas argelinos, que também abordou questões de interesse bilateral e regional, incluindo as relações Magrebe-Polónia, a situação na Palestina e os desafios de segurança no Sahel.
Sem comentários:
Enviar um comentário