quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Médico-cientista saharaui inventa remédio contra queimaduras a partir de plantas medicinais do Sahara Ocidental

 

O Dr. Bachir Saleh Ramdan

É a primeira patente registada para um médico saharaui na produção farmacêutica

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial da Argélia (INAPI) registou a primeira patente na indústria farmacêutica para o médico saharaui Bachir Saleh Ramdan, após um grande esforço de investigação que durou vários anos no desenvolvimento dos seus estudos para a obtenção do doutoramento em “Valorização das plantas medicinais e pesquisa dos seus componentes”.

 O Instituto argelino, após ter confirmado o certificado de invenção do especialista saharaui de uma pomada extraída de ervas medicinais do deserto para o tratamento de queimaduras, confirmou que “esta é a primeira invenção neste domínio a ser registada por um investigador saharaui”.

O Ministério da Saúde Pública saharaui acolheu com grande orgulho esta realização científica de um dos trabalhadores do sistema de saúde da República Saharaui e investigador no domínio do desenvolvimento da investigação científica, o Dr. Bachir Saleh Ramdan, atualmente responsável pelo Departamento Central de Formação, Investigação e Estudos da instituição de saúde saharaui (SPS).

 

Para conhecer as plantas medicinais tradicionais no território saharaui ler artigo de Gabriele Volpato - Ilustraciones de Pavlina Kourkova - ONLUS Africa 70 - Monza, Itália

Departamento de Ciências Sociais, CERES

Universidade de Wageningen, Holanda

 

Sem comentários:

Enviar um comentário