quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Repressão abate-se sobre os estudantes saharauis em Smara e em El Aiun


Segundo vários meios de Comunicação espanhóis, graves confrontos tiveram hoje lugar no Sahara Ocidental. “As tensões já não se concentram apenas em El Aiún, capital administrativa do território sob controlo marroquino; nos os últimos dias extravasaram também a outras cidades, como Smara, centro espiritual por excelência do Sahara” – refere o diário El Mundo.

Hoje, segunda-feira, o confrontos registaram-se no “Instituto Mulay Rachid de Smara, onde estudantes oriundos do território e originários do norte, com idades entre os 16 e os 20 anos, protagonizaram uma violenta rixa que se saldou, segundo fontes saharauis, em mais 20 de feridos” – adianta aquele jornal.

"A polícia entrou também no instituto para intervir contra os estudantes, o que permitiu que os marroquinos atacassem os saharauis", assegurou ao El Mundo um dirigente do Comité de Presos Políticos Saharauis.

Segundo a mesma fonte, também se registaram confrontos entre estudantes no instituto Mohamed VI de El Aiún, antigo centro escolar espanhol, embora não haja informação precisa sobre o número de feridos.

Smara é uma cidade do deserto, situada no nordeste do Sahara Ocidental. É a cidade mais próxima do muro militar que separa o Sahara Ocidental sob ocupação marroquina e o território libertado pela Frente Polisario.

Sem comentários:

Enviar um comentário