quarta-feira, 16 de março de 2011

Amnistia Internacional pede à ONU que os Direitos Humanos passem a ser uma componente do seu mandato no Sahara Ocidental


O SG da ONU, Ban Ki-moon (à direita) recebe Salil Shetty, SG da Amnesty International

O secretário-geral da Amnistia Internacional(AI), Salil Shetty, pediu esta segunda-feira às Nações Unidas que os direitos humanos passem a ser uma atribuição do seu mandato no Sahara Ocidental.

Em reunião mantida com o SG da ONU, Ban Ki-moon, em Nova Iorque, na passada segunda-feira, Shetty instou a ONU a fazer respeitar os direitos humanos no Sahara Ocidental, encarando-a como uma componente do mandato da MINURSO no território.

"Agora, mais do que nunca, necessitamos das Nações Unidas para ajudar a colocar os direitos humanos no centro da reforma no Médio Oriente e África del Norte", afirmou Salil Shetty que instou aquela organização internacional a pôr os DDHH no centro da sua Estratégia Global.

"As Nações Unidas devem aproveitar a oportunidade para chegar aos jovens e às organizações populares que tanto têm feito para impulsionar os direitos humanos e a reforma política na região".

Ban Ki-moon, por seu lado, reconheceu que existem ainda expectativas não satisfeitas, em particular no âmbito da prevenção de violações de direitos humanos e em relação à impunidade daqueles que os violam.

O SG da ONU saudou o trabalho da AI em prol da defesa dos DDHH a nível mundial, organização que cumpre em 2011 cinquenta anos de existência, qualificando-a de defensora dos mesmos objectivos das Nações Unidas.
(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário