domingo, 26 de junho de 2011

Marrocos entre os maiores produtores mundiais de Cannabis – segundo a ONU


Marrocos foi classificado pela ONU como um dos maiores produtores mundiais de resina de cannabis , a droga mais consumida e vendida em todo o mundo.

Em relatório publicado na passada quinta-feira pelo Departamento das Nações Unidas contra a droga e o crime (ONUDC) afirma-se que a produção de resina de cannabis concentra-se em particular em Marrocos e no Afeganistão, acrescentando-se que esta droga continua a ser ‘’a mais consumida e vendida em todo o mundo com uma média de 125 a 203 milhões de consumidores’’.

O departamento da ONU refere que a superfície cultivável de resina de cannabis em Marrocos é estimada em cerca de 47.500 hectares (número fornecido pelas próprias autoridades marroquinas) cuja produção se ‘’destina principalmente aos mercados do Norte de África , da Europa Ocidental e da Europa de Leste’’. Em 2009, entre 2,8 % e 4,5 % da população mundial entre 15 e 64 anos consumiram cannabis pelo menos uma vez na vida, refere o relatório.

Segundo o ONUDC, a produção de resina de cannabis é mais localizada e o tráfico desta droga faz-se a mais longas distências, referindo que ‘’os países mais citados como ffontes de prodiução por parte dos consumidores de resina de cannabis são Marrocos, o Afeganistão, Líbano, Nepal e a Índia’’.

Algérie Plus, 24/06/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário