sexta-feira, 18 de maio de 2012

Secretário-Geral da ONU renova confiança em Ross como seu enviado pessoal para o Sahara Ocidental



O Secretário-Geral  da ONU Ban Ki-Moon, ratificou a sua confiança em Christopher Ross como seu enviado pessoal para o Sahara Ocidental, segundo anunciou esta quinta-feira o porta-voz da ONU Martin Nesirky, em resposta à posição do governo  marroquino de retirar a sua confiança ao mediador da ONU.

A decisão de Rabat surge após a divulgação do último relatório da ONU que contem duras críticas ao governo marroquino por obstaculizar a missão da ONU  no Sahara Ocidental.
(…)
O governo  dos EUA reiterou em repetidas ocasiões o seu apoio aos esforços da ONU  para resolver o conflito do Sahara Ocidental, em particular os esforços despendidos pelo representante pessoal de Ban Ki Moon, Christopher Ross.

O governo marroquino decidiu esta quinta-feira retirar a confiança a Christopher Ross, que ocupa o cargo de representante pessoal do SG da ONU para o Sahara Ocidental desde 2009.A rejeição de Rabat à gestão de Ross surge na sequência de uma campanha mediática sem precedentes promovida pelos meios de informação marroquinos.
    
A imprensa marroquina  promove há dias uma campanha contra Ross, acusando-o de estar por detrás do relatório do SG da ONU ao Conselho de Segurança, resolução N º 2204 que defende a solução que permita "a livre determinação do povo saharaui", destacando a necessidade de dar plena liberdade de movimento à Missão das Nações Unidas para o Referendo no Sahara Ocidental (MINURSO)”.

(…) Com o objetivo de restaurar o poder da MINURSO o SG da ONU pediu ao Conselho de Segurança mais apoio a este dispositivo para manter a paz.
Nesse sentido, também o responsável da MINURSO, Hani Abdel Aziz, havia confirmado semanas antes que esta missão, está pronta para "acelerar" a aplicação das resoluções do Conselho com o objetivo de "permitir ao povo saharaui a autodeterminação".

Nova Iorque, 18/05/12(SPS) 

Sem comentários:

Enviar um comentário