domingo, 2 de setembro de 2012

Frente Polisario assiste aos trabalhos do 24 º Congresso da Internacional Socialista



Cidade do Cabo (África do Sul), 01/09/12  -  Uma delegação da Frente POLISARIO está a participar nos trabalhos  do  24 º Congresso da Internacional Socialista que decorre na Cidade do Cabo, África do Sul, de 29 agosto a 1 de setembro, 2012.

A delegação que participou nas sessões deste congresso é chefiada pelo ministro de Estado Bachir Mustafa Sayad e integrada  pelo ministro para a Europa, Mohamed Sidati, pelo ministro para  África,  Brahim Mojtar , o embaixador na África do Sul, Al-Abd Salha, a representante da  Frente Polisario em Itália, Ammia Omar e o representante das Relações Internacionais da UJSARIO.
A delegação teve importantes reuniões e conversações com algumas delegações participantes e com os líderes da Organização.

Na sua intervenção aos participantes do Congresso da Internacional Socialista, o ministro de Estado saharaui agradeceu à África do Sul, e em particular ao Congresso Nacional Africano, por acolher este evento”.

“Depois da Espanha ter alijado responsabilidades do Sahara Ocidental, a ocupação marroquina opôs-se à legitimidade internacional. Isso resultou em crimes hediondos, incluindo a separação do território e das famílias, centenas de milhares de refugiados, centenas desaparecidos, de presos políticos e pilhagem dos recursos naturais ", disse Mustafa Bachir Sayad.

O presidente da África do Sul. Jacob Zuma,
instou a IS a ser mais ativa
O dirigente saharaui sublinhou que o processo de paz iniciado pelas Nações Unidas no Sahara Ocidental é "constantemente obstaculizado" por parte de Marrocos, e que esta política de obstrução aos esforços da ONU chegou ao seu ponto extremo com a retirada de confiança ao Enviado Pessoal do Secretário-Geral, Christopher Ross, e isso leva a que, desta vez, o nosso apelo à Internacional Socialista seja ainda mais premente e forte na contribuição efetiva para garantir o processo de paz e agilizar uma solução política para o benefício da região do Magreb árabe e do mundo ".

O Congresso da IS foi inaugurado pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e nele participam mais de 400  delegados  de mais de uma centena de partidos políticos e organizações.
A Frente Polisario é membro observador da Internacional Socialista.

(SPS)

Sem comentários:

Enviar um comentário